sábado, 7 de junho de 2008

"Os Mutantes" começa com efeitos toscos de dinos e lobisomens


"Os Mutantes", continuação de "Caminhos do Coração", começou a ser exibida, nesta terça-feira (3), pela Record, com efeitos toscos de filhotes de dinossauros e um ataque de lobisomens em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, além dos sons retumbantes e apocalípticos, potencializando o medo em relação à invasão dos seres bestiais.


A trama de Tiago Santiago, arma da Record contra a Globo nos levantamentos do Ibope, fez a transição para sua nova temporada com o julgamento de mocinha Maria (Bianca Rinaldi), que foi considerada inocente pela morte do milionário Sócrates, seu pai, dono da Progênese, maior rede de hospitais, clínicas e laboratórios do país. Por meio de um holograma, César (Cássio Scarpin) conta que a mandante da morte de Sócrates era a doutora Júlia (Ítala Nandi), criadora dos mutantes.


Aliviada, fora do tribunal, Maria está acompanhada de seu advogado, o dr. Carvalho (Rocco Pitanga), e de Helga (Preta Gil), testemunha que convenceu o júri da inocência da mocinha. De repente, ela vê seu amor Marcelo (Leonardo Vieira) e Joca (Java Mayan) em um carro e passa a segui-lo em um táxi. O carro dele pára próximo ao Municipal, quando os lobisomens gigantes começam a atacar, provocando pânico em motoristas e pedestres. Maria dá saltos em cima de carros para fugir os lobisomens e acaba perdendo Marcelo de vista.



A expectativa para o reencontro de Maria e Marcelo, vítima da amnésia, é um dos chamarizes da novela no começo desta segunda fase. Devido aos efeitos especiais toscos, a imagem dos lobisomens não era nítida, mostrada em cortes muito rápidos, em frações de segundos. Mas, em blogs de fãs, o lado trash da trama é cultuada pelos jovens.


Os ovos de dinossauros começam a ganhar espaço na trama, chegando ao continente. Um dino nasce e corre em direção ao mar, provocando susto na Aranha (Natália Guimarães). Para quem entende um pouco de efeitos especiais, dá para perceber que a imagem do filhote em movimento não foi bem aplicada na paisagem. A aposta de "Os Mutantes" é que os dinos cresçam e ataquem a cidade de São Paulo. O capítulo também abusou dos efeitos sonoros, com um fundo musical apocalíptico.


A grande vilã da novela apareceu remoçada. Graças ao "soro da juventude", doutora Júlia rejuvenesceu. Agora a personagem é vivida pela atriz e ex-VJ Babi Xavier e quer ser chamada de Juli. Ela e Taveira (Gabriel Braga Nunes) se beijam. Antes, Juli mostra seu grande trunfo nesta temporada: a mutante Samira (Bianca Rinaldi), irmã gêmea de Maria, que foi seqüestrada ainda bebê e criada como uma fera no laboratório subterrâneo da doutora Julia na ilha. O poder de Samira, que permanece presa em uma jaula moderna, é absorver os poderes de outros mutantes.

Nenhum comentário: