terça-feira, 17 de junho de 2008

'A Favorita' marca estréia da TV Globo digital no Rio

Emissora oficializou nova forma de transmissão na cidade com a novela.
TV digital já está disponível em São Paulo e também em Belo Horizonte.


A transmissão em alta definição da novela ‘A Favorita’ marcou nesta segunda-feira (16) a estréia oficial das transmissões digitais da TV Globo no Rio. Em evento no Jockey Club Brasileiro para oficializar o lançamento, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que o cronograma da TV digital está adiantado e que outras capitais brasileiras devem ganhar essa nova forma de transmissão até o final do ano.

Saiba mais sobre a chegada da TV digital

Ao lado de Belo Horizonte, o Rio faz parte do segundo grupo a receber essa nova tecnologia, depois da estréia em 2 de dezembro de 2007, na Grande São Paulo.

A previsão é de que ainda este ano o sinal digital da Globo chegue a mais dez cidades brasileiras: Goiânia, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Manaus, Uberlândia (MG), Belém e Campinas (SP).

Foto: Juliana Carpanez/G1
Juliana Carpanez/G1
Hélio Costa, ministro das Comunicações, participa de lançamento oficial no Rio. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

“Estamos adiantados. Pelo nosso cronograma, a TV digital só deveria chegar ao Rio de Janeiro em outubro de 2009”, disse o ministro durante a cerimônia, apresentada por Angélica e Luciano Huck. “Só meu preocupa agora ver o meu nariz em alta definição”, brincou o apresentador de “Caldeirão do Huck”.

Também participou do evento o governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que definiu a data de lançamento como um ”dia histórico”.


Para ter acesso à alta definição na TV, é necessário utilizar uma antena UHF e também um conversor digital, ou comprar uma TV que já tenha o receptor digital integrado. Já a característica de mobilidade – assistir à programação da TV aberta em equipamentos portáteis -- está disponível nos telefones celulares adaptados para essa forma de transmissão ou pequenos conversores, que exibem os programas na tela de notebooks, por exemplo.

Hélio Costa, garantiu que já estão para chegar ao mercado brasileiro os conversores mais baratos. "Vamos lançar no dia 4 em São Paulo, no dia 7 em Belo Horizonte, e imediatamente no Rio de Janeiro, o conversor popular a R$ 230", afirmou. Segundo o ministro, até o fim do ano o preço do conversor deve cair para a faixa de R$ 150.

Conheça alguns dos aparelhos portáteis compatíveis com essa tecnologia e já disponíveis no Brasil.

Imagem

Na nova forma de transmissão, as imagens exibidas pelos aparelhos de TV ficam mais nítidas, sem ruídos ou interferências, pois não há perda de sinal da antena até a recepção doméstica. O conteúdo é transmitido em pacotes binários (de “0” e “1”, como na informática) e chega ao aparelho de TV das residências exatamente como foi transmitido pela emissora. "Com a transmissão digital, a imagem chega à casa do telespectador sem ruídos ou chuviscos", explica o diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal.

Foto: Juliana Carpanez/G1
Juliana Carpanez/G1
Os apresentadores Angélica e Luciano Huck chegam para cerimônia de lançamento da TV digital no Rio. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

Outro aliado da alta definição é o formato 16:9, padrão no cinema, que oferece um campo de visão maior que o padrão 4:3, comum nos televisores analógicos.

Imagens mais fiéis, com alta qualidade, significam um nível de detalhes mais preciso. Por isso, cenários, figurinos e maquiagens dos programas gravados em alta definição precisam ser revistos para que os defeitos, antes imperceptíveis ao público, não prejudiquem a qualidade dos programas.

Por enquanto, apenas alguns programas serão transmitidos com a melhor qualidade de imagem, como o seriado 'A grande família' e a novela 'A favorita'. De acordo com o diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt, o próximo passo é aumentar a programação do canal em alta definição. "Quem se acostumar a ver um programa em alta definição, não vai conseguir mais voltar mais atrás", afirmou Bittencourt.

Quem não quiser aderir agora à TV Digital terá tempo. O fim das transmissões analógicas só está marcado para meados de 2016.

Fonte: G1

Nenhum comentário: