sábado, 14 de junho de 2008

'Os Mutantes' balançam concorrência na Globo


O poder dos mutantes da Record extrapola a ficção. Na novela de Tiago Santiago eles têm o poder de voar, enxergar à distância e ler pensamentos, entre outras muitas habilidades.


Já na realidade, eles rendem ótimos resultados à emissora na guerra pela audiência. Na estréia da segunda fase da novela, a Record conquistou a média de 24 pontos enquanto a Globo alcançou 35.


Para a Globo, que sempre liderou com folga, é uma vitória com cara de derrota. É fácil notar em um dia de gravações no RecNov, complexo de estúdios da Record no Rio, que as atenções são todas voltadas para essas criaturas poderosas.


Para produzir imagens de um salto que dura apenas 5 segundos no ar com a personagem Samira, de Bianca Rinaldi, por exemplo, gasta-se quase uma tarde toda.


"É uma novela desgastante e a personagem é tão má e tão forte que saio das cenas cansada", conta a atriz.


Ser um mutante, definitivamente, não é fácil. As gravações começariam às 15 horas mas às 10 da manhã Bianca chega aos camarins para enfrentar uma verdadeira transformação.


A personagem usa uma maquiagem pesada, principalmente na região dos olhos, e também uma peruca preta. "É uma caracterização que diferencia bastante a Samira da mocinha Maria que ela continua fazendo. O preto é a melhor opção para deixar a aparência pesada e foi um pedido do diretor Avancini", explica Emílio Reck, responsável pela caracterização dos personagens da novela.


A começar pela aparência dos seres com poderes especiais, o diretor Alexandre Avancini não descuida de nenhum detalhe. Diz que, no caso de alguns deles, escolheu até mesmo as meias e cuecas a serem usadas. Tudo porque, ao menos na implantação da novela, cuidar dos pormenores é muito importante.


"Porque a função do diretor geral é traduzir através das imagens o que o autor quer dizer com o seu texto", justifica Avancini.


Depois de quase uma hora se arrumando no camarim, Bianca Rinaldi parte para uma série de ensaios da cena. Cada movimento da personagem Samira é analisado.


A maneira como ela dobra a perna ou posiciona os pés na hora do salto é avaliada minuciosamente. Para simular os supersaltos que a mutante dá - na verdade pequenos vôos - a atriz fica suspensa por cabos comandados por oito pessoas da equipe Só Ação, de Jorge Só, especializada em cenas de ação com dublês.


"Quando temos cenas com mais mutantes, às vezes contamos com uma equipe de 30 pessoas", conta o diretor.


A intérprete Bianca, por sua vez, palpita que o grande cuidado com os efeitos e as cenas de ação é um dos trunfos para o sucesso de Os Mutantes - Caminhos do Coração.


"Sempre há a possibilidade de apresentar um efeito novo e um mutante novo. O público gosta disso", acredita.


O clima é de euforia com os bons resultados até o momento mas a equipe da novela nem de longe se acomoda com essa situação. Avancini sabe que mágica funciona na ficção, mas na realidade é preciso muito trabalho.


Ele demonstra manter os pés no chão e confia na qualidade do produto que dirige. "Criticam a nossa novela comparando-a com o seriados americanos. A diferença é que eles são exibidos uma vez por semana e nós gravamos hoje para exibir no dia seguinte", pondera o diretor.


Calmo depois de já ter trabalhado horas e sabendo que terá ainda boas horas pela frente, ele ainda destaca, ao se referir aos números de audiência de A Favorita.


"Já valeu a porrada inicial. Isso mostra que a novela das oito da Globo não é inatingível", comemora.

Nenhum comentário: