sábado, 14 de junho de 2008

Zeca Camargo critica Os Mutantes e Thiago Santiago contra-ataca


Mais um round na briga entre Globo e Record. Primeiro foi a troca de farpas entre globais e o autor Thiago Santiago, de Os Mutantes, Caminhos do Coração, da Record. Agora, Zeca Camargo, o apresentador do Fantástico, critica a novela da concorrente.


Em seu blog, Zeca analisa a queda de audiência de A Favorita e o crescimento de Os Mutantes, que marcou 24 pontos na estréia. Já A Favorita vem marcando média de 35, muito aquém da outras novelas do horário nobre da Globo.



“...vi na internet notícias 'alarmantes' de que A Favorita havia estreado com uma das piores médias de audiência, para aquele horário. Para mim, fã incondicional de novelas - e particularmente fã do trabalho de João Emanuel -, essa informação só tinha atiçado minha curiosidade. O que estava acontecendo? O que estava 'roubando' essa audiência potencial da nova novela? Por que o público estava se comportando dessa maneira? Será que a trama de A Favorita não estava sedutora o suficiente”?


Depois, parte para o ataque à concorrente:


“Na sexta-feira, então, durante um intervalo de A Favorita, eu zapeei para Os Mutantes, e vi uma cena onde um homem-escorpião (sutilmente batizado de Scorpio, e interpretado por José Loreto) desafia para uma briga um menino-lobo (Cássio Ramos) chamado Vavá (não deveria ser, seguindo a linha de raciocínio, ser Lupus?). Humm”...


“Não sendo muito fã de Heroes, tampouco de filmes na linha Quarteto Fantástico, achei a seqüência um pouco aborrecida - quando não levemente caricata (eufemismo para exagerada). Voltei para A Favorita, onde então o mistério da personagem de Giulia Gam, Diva, me atraiu bem mais que um duelo de superpoderes manjados”.


“Novo break comercial, nova chance para Os Mutantes. Dessa vez, a cena era romântica - se é que a gente pode chamar um vampiro (Vlado, interpretado por Daniel Aguiar) seduzindo uma mulher, que lança dardos mortais, de cena romântica! Fascinado pelo bizarro do que via, acompanhei até o ataque da mulher dos dardos, que tinha certeza de que Vlado só queria se aproximar dela para - surpresa! - beber seu sangue… Ela foge, então, com a imagem em câmera lenta”.


“Nesse momento, não voltei para o capítulo então corrente de A Favorita, mas para a cena de um capítulo anterior, guardado no meu gravador digital (...) Queria ter certeza de que tinha visto um sensacional jogo de espelhos, durante essa seqüência, como um antídoto para o recurso visual ligeiramente tosco que eu acabara de assistir - que talvez fosse inovador, na época em que O Homem de Seis Milhões de Dólares era uma febre na tevê brasileira”.


“Não, não estou esnobando os poderes dos tais mutantes. É que fiquei meio perplexo, de ver que era isso que estava conquistando uma fatia do público”.


“Preciso de química entre os atores. E, disso tudo, estou bem servido pela nova novela de João Emanuel. Até porque, Mutantes por Mutantes, eu prefiro aqueles que têm mais a ver com a Rita Lee - capazes de transformar não a superfície da sua cabeça, mas o que está dentro dela”...


Resposta


Thiago Santiago, que estreou no universo blogueiro depois do sucesso de Aguinaldo Silva, não deixou por menos:


“Acabo de ler o que Zeca Camargo postou no seu blog. Que feia essa postura de tentar desqualificar o trabalho da concorrência! É a mesma que já apresentaram antes Ricardo Waddington, João Emanuel Carneiro, Antônio Fagundes e a campanha do Q de qualidade! A tentativa é sempre a mesma, o recurso desesperado de adjetivar, pejorativamente, negativamente a concorrência”!


“A nossa alegria e nosso sucesso são a melhor resposta aos críticos desesperados, porque estão perdendo sua audiência! Zeca Camargo, vá cuidar da sua aparência cada vez mais desleixada e de seu programa em queda no Ibope! Quer saber a verdade? Temos trabalho superior ao que está se fazendo na Globo. Alexandre Avancini é melhor do que Ricardo Waddington. Temos profissionais de primeiro nível, em todos departamentos”.


E mais:


“A Globo bateu a Tupi. Record vai bater a Globo. A nova era da concorrência mostra queda dos globais e ascensão dos recordistas. O comentário de Zeca Camargo é evidentemente parcial, danoso a profissionais sérios, competentíssimos e super experientes! Minha revolta é por causa do péssimo caráter da campanha da Globo, através de seus contratados, que vêm a público afirmar que nosso trabalho não é bom! É como se a Coca fizesse um anúncio dizendo que Guaraná é ruim, entenderam? Gente, que é isso? O povo não é bobo! Sabe que temos qualidade e, por isso, prefere nos assistir”!

Nenhum comentário: