quarta-feira, 4 de junho de 2008

Boa ou má?








Boa ou má?







Donatela, personagem de Claudia Raia em A Favorita, é o primeiro trabalho da atriz que faz dela uma telespectadora junto com o público


Pela primeira vez, Claudia Raia vive uma personagem que nem ela sabe se é vilã ou mocinha, assim como o papel de Patrícia Pillar, como Flora. Uma ótima sacada do autor João Emanuel Carneiro para prender a atenção do telespectador e deixar o elenco instigado para saber qual das duas diz a verdade.

"Não tenho idéia do que vem por aí. Só sei que Donatela é rústica, uma mulher que foi muito pobre. Embora ela tenha se tornado riquíssima, teve pouco acesso à informação. De resto, só o tempo dirá", garante a atriz, que já encara o atual trabalho como um baita desafio. "Ser algo completamente diferente de tudo que eu fiz, já me basta. Donatela não tem nenhuma referência com a minha pessoa. Ela é o meu oposto, em todos os sentidos", garante a diva de 41 anos. Confira a entrevista!

Já houve cenas em que achou que Donatela era a mocinha?
Já. Aliás, já achei tudo. Agora, não acho mais nada. Vou fazendo a personagem conforme o texto vem. Há momentos em que ela convence que é péssima e outros em que é ótima. O mesmo acontece com a Flora (Patrícia Pillar).

O que o público precisa observar para saber se Donatela diz a verdade?
Realmente, não sei. As duas são completamente dúbias. Não sabemos quem é a vilã e quem é a mocinha. Quando o público ouvir a versão da Donatela, verá que ela é uma pessoa adorável e humana, mas dúbia. Flora é pobre, comeu o pão que o diabo amassou, mas também é ambígua.

Alguma história a remeteu a Donatela?
Acho que tem a ver um pouco com o que a gente viu no caso Isabella. Quando assisti àquela entrevista do pai e da madrasta da menina e você observa aquelas pessoas quase aos prantos, fica difícil saber se elas são os assassinos. A novela fala disso, de pessoas que mudam tudo com uma palavra, um depoimento.

Mesmo sem ela ser a vilã, Donatela leva alguma desvantagem por ser rica?
De cara! Mas esse é o jogo. É daí que ela reverte a situação e expõe seu lado humano. Donatela é bipolar. Ao mesmo tempo que ela é histérica, sente um amor doentio pela filha. É diferente atuar no horário nobre? Não. A gente nem pensa nisso. Só queremos fazer um personagem inteiro, bacana. Meu papel é complexo e a novela é bem difícil de ser realizada, em todos os aspectos. Não só para os atores, mas para os diretores, figurinistas...

Você emendou uma novela na outra...
É bom deixar claro que eu não saí de Sete Pecados para entrar nesta novela. Eu nem sabia que voltaria agora. Não foi de propósito. Isso já estava decidido pela direção. Mas, mesmo que eu tivesse ficado até o final da novela do Walcyr (Carrasco), daria tempo para estar nesta agora. Mas foi tudo de comum acordo com ele. O que foi ótimo, porque eu pude viajar de férias para o exterior.

Edson e Cláudia com os filhos Enzo e Sophia


É verdade que você se inspirou no seu cunhado para compor a Donatela?
É. Fernando, marido da minha irmã, Olenka, tem um jeitão rústico, sem ser grosseiro. Também usei minha memória do interior de São Paulo e pedi ajuda aos amigos, pois é uma personagem difícil.

Você cedeu fotos suas para a novela?
Cedi umas fotos com minha filha, Sophia, que é muito parecida com a Mariana Ximenes quando ela era pequenininha. Algumas fotos com a carinha da Mariana foram inseridas na carinha da Sophia.

Donatela e Flora formaram a dupla sertaneja Espoleta & Faísca. Você vai aparecer cantando em flashback?
Cantamos a música A Tristeza do Jeca. Não é a nossa imagem que aparece, são meninas de 15 anos. Mas a voz é nossa. Na atualidade, a gente vai cantar individualmente.

O universo sertanejo é novo para você?
Completamente. Mas estou adorando. Sempre achei alguns cantores excepcionais, mas confesso que não era um estilo que eu ouvia.

Como ficam os filhos com você e o Edson Celulari gravando novela?
Nem me fala... Eles estão sentindo muito a nossa falta. E cobram! Pela primeira vez, eu e o pai fora de casa, já viu, né? Às vezes, fico dois dias sem ver minha filha, que está com 5 anos. Enzo, apesar de ter 11, também cobra muito nossa presença. Sophia curtiu o fato de eu ceder uma foto dela para a novela. Ela diz que é a Donatelinha. Está se achando (risos).

Você pensa em ter mais filhos?
Eu gostaria, mas Enzo pede pelo amor de Deus para eu não ter. Ele fala que já temos um menino e uma menina e diz para eu parar de ser exagerada. Acho que ele não tem mais paciência (risos). Sophia pede, mas acho que é da boca para fora. Mas eu queria, sim.

Nenhum comentário: