domingo, 8 de junho de 2008

Artistas sofrem com mudanças de visual impostas pela profissão


"A pior parte é assumir a mudança nas ruas", desabafa o ator Edwin Luisi. Pintar os cabelos, cortá-los, emagrecer, engordar... Muitos artistas fazem o que for preciso para compor seus personagens, mas isso não significa que estejam inteiramente satisfeitos com a idéia.


No caso de Luisi, a experiência de alongar as madeixas para viver um guerrilheiro na peça teatral "Meus Prezados Canalhas" foi boa nos palcos, mas pouco confortável no cotidiano. "Eu sou socialmente retraído, não gosto de sair na rua com um cabelo no meio das costas, por exemplo, ou um bigode em uma época em que ele está fora de moda", afirma.


Enquanto as mudanças nos fios são lideradas pelas mulheres, o alvo da maioria dos homens é o bigode. O que pode parecer um simples detalhe para os telespectadores, muitas vezes incomoda os atores. Pedro Neschling, por exemplo, não perdeu tempo após terminar sua atuação em "Desejo Proibido". Assim que gravou a última cena da trama das seis, no papel do vilão Diogo, ele tirou o bigode que ostentava desde o início. "Corri para casa, fui direto para o banheiro e raspei o danado aos poucos, evitando o grande choque de me ver de rosto liso novamente", descreve ele, em seu diário virtual. O global também afirmou que horas depois ainda estranhava sua nova imagem. "Passadas mais de 24 horas, ainda me pego assustado toda vez que passo em frente a um espelho. Luiza deu um tremendo grito quando me viu pela primeira vez. Ela estava tomando banho, e disse, 'Sai daqui! Eu não te conheço!'", conta o jovem sobre sua namorada, a cantora Luiza Possi, com quem divide um apartamento no Rio de Janeiro.



Este também foi o caso de Malvino Salvador. Para interpretar Vitório, na novela "Alma Gêmea", da TV Globo, o ator teve que cultivar um bigode. "Quando fiquei só de bigodinho, não combinava com nenhum figurino meu. Para o personagem foi fantástico, mas para o dia-a-dia não combinava com nada que eu usava!", afirma.


As mulheres que seguem carreira de atriz não estão livres de apuros na hora de iniciar um trabalho. É o que comprova o cabeleireiro Thiago Parente. O profissional, que trabalha com estrelas como Juliana Paes, Paola Oliveira, Carol Castro, Ellen Jabour, Sheron Menezes, Luiza Brunet, Danielle Winits e Paula Burlamaqui, diz que já teve clientes insatisfeitas com a nova aparência para encarnar uma personagem. "A última que eu transformei foi Paola Oliveira, para viver uma tenista em 'Ciranda de Pedra'. Quando elaboramos o personagem, ela não aprovou. Por gostar muito de cabelos compridos, a Paola chegou a derramar algumas lágrimas na hora do corte. Já a Sheron Menezes não gostou de ter que alisar os fios para atuar em 'Duas Caras'", lembra o profissional.

Nenhum comentário: